Movimento Vai Ter Gorda fará homenagem em dia de luta contra a gordofobia

Oi, gente linda! Tudo bem? Você sabia que dia 10 de Setembro é comemorado o Dia do Gordo? Esse dia especial visa conscientizar a sociedade sobre a importância de se manter o respeito pelas pessoas gordas, desconstruir preconceitos, mudar os padrões de beleza estereotipados e lutar contra a gordofobia, que recai principalmente sobre nós mulheres.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os avanços e desafios da pessoa gorda na sociedade, o movimento Vai Ter Gorda irá homenagear 20 mulheres reconhecidas em suas profissões pela militância contra a gordofobia, durante sessão solene na Câmara Municipal de Salvador, nesta terça-feira, 10 de setembro, às 18h30. A convite do Vai Ter Gorda, terei o prazer de ser uma das homenageadas. O objetivo é conscientizar a população sobre os avanços e desafios da pessoa gorda na sociedade.

Nesta terça, o evento que é aberto ao público, irá começar com uma mesa de abertura que vai discutir questões sobre gordofobia. Foram convidados para participar, a secretária estadual de políticas para as mulheres, Julieta Palmeira, o vereador Hélio Ferreira (apoiador da sessão), além de outras personalidades. A coordenadora do Vai Ter Gorda, Adriana Santos será a mediadora do debate. Logo na sequência, serão iniciadas as homenagens. Estarão junto comigo sendo homenageadas: Laina Crisóstomo, advogada e presidente da ONG Tamo Juntas, Julieta Palmeira, secretária de políticas para as mulheres, Creuza Oliveira, presidente do Sindidoméstico-BA e entre outras personalidades. Adriana Santos, coordenadora nacional do Movimento Vai Ter Gorda, conta que o evento serve para chamar a atenção da sociedade para a causa. “A gente só precisa ser humano para entender que a luta é necessária e que o mundo precisa abraçar as diferenças”, disse.

Inclusão

O vereador Hélio Ferreira, que apoia a sessão, é autor de dois projetos de lei que visam dar mais igualdade de direitos para todas as pessoas. O primeiro visa garantir o acesso de pessoas gordas aos ônibus coletivos de Salvador pela porta de desembarque, sem a obrigatoriedade do acesso pela catraca. Já o outro projeto visa institucionalizar o dia 10 de setembro como o Dia de Luta Contra a Gordofobia, na capital baiana. Os dois projetos já estão em tramitação na Câmara Municipal. É extremamente gratificante saber que através da nossa luta estamos conseguindo visibilidade para a causa e mais direitos! Tudo o que queremos é uma sociedade igualitária e sem gordofobia.

 

Nos encontramos lá? O evento é aberto ao público. Quer saber mais sobre esse e outros eventos?  Me sigam lá no Instagram www.instagram.com/vivifvieira para não perder nenhuma novidade, se inscrevam no meu canal youtube.com/vivianvieira e curtam minha página no Facebook facebook.com/vivifvieira.

Foto: Divulgação | Etiqueta GG

Bjs,

Vivian Vieira

Nenhum Comentário

Os comentários estão desativados.