Projeto de lei que facilita o acesso de pessoas gordas a ônibus coletivos é aprovado em Salvador

Oi gente linda! Tudo bem com vocês? Trago uma notícia que é uma vitória para todas as pessoas gordas da cidade de Salvador. O projeto de lei que garante o acesso de pessoas gordas pela porta de desembarque dos ônibus coletivos na capital baiana foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. O projeto Nº 303/2019 é de autoria do vereador Hélio Ferreira (PCdoB), e foi encaminhado para análise do prefeito ACM Neto. A expectativa é que ele acompanhe a decisão da Câmara.

Na prática, o acesso das pessoas gordas funcionará da seguinte forma: A pessoa gorda vai comunicar ao motorista a necessidade de embarque no coletivo pela porta de desembarque e se dirigir até a catraca para que o cobrador cobre e registre a passagem. Em caso de impossibilidade de deslocamento da pessoa, o cobrador é obrigado a ir até o assento para cobrar a passagem e fazer na sequência o registro da mesma. Isso poderá ser feito tanto com bilhetes eletrônicos (cartão de meia passagem estudantil, vale transporte eletrônico e entre outros), como através do pagamento em dinheiro. Além disso, a lei não limita número de pessoas nestas condições para acessarem os coletivos, desde que não exceda o número máximo permitido de passageiros por ônibus.

Autor do projeto, Hélio Ferreira falou com exclusividade para o blog Etiqueta GG, sobre a satisfação pela aprovação do projeto. “Esta aprovação é uma vitória das pessoas gordas que precisam se deslocar livremente pela cidade de Salvador. Fiquei muito feliz que meus colegas entenderam a proposta e espero que o prefeito sancione o quanto antes”, disse. O vereador justificou no texto através deste novo projeto apresentado, que as mudanças na Lei de Acesso aos Transportes Coletivos de Salvador (Nº 7.2001/2007), “propõem evitar a ocorrência de constrangimentos, traumas, além de garantir dignidade e respeito a pessoas gordas”.

 

O mesmo vereador realizou em parceria com o Movimento Vai Ter Gorda, no último dia (10), uma sessão na Câmara Municipal que premiou 20 pessoas que desenvolvem trabalhos significativos de combate a gordofobia. Eu tive a honra de ser uma das homenageadas!

Existem diversas notícias de pessoas gordas que foram humilhadas por conta das catracas apertadas e até eu mesma tive inúmeras experiências ruins no meu dia a dia. Estou super feliz que esse projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal de Salvador, pois as catracas apertadas acabam se tornando uma limitação e tirando nosso direito fundamental de ir e vir. Com certeza é uma grande vitória para nós pessoas gordas, que precisamos trabalhar, estudar, nos divertir.. Sem catracas que não comportam todos os tipos de corpos.

Qual sua opinião sobre essa lei? Me conta lá nas minhas redes sociais que vou amar saber! Me sigam lá no Instagram www.instagram.com/vivifvieira para não perder nenhuma novidade, se inscrevam no meu canal youtube.com/vivianvieira e curtam minha página no Facebook facebook.com/vivifvieira.

Fotos: Reprodução

Bjs,

Vivian Vieira

Movimento Vai Ter Gorda fará homenagem em dia de luta contra a gordofobia

Oi, gente linda! Tudo bem? Você sabia que dia 10 de Setembro é comemorado o Dia do Gordo? Esse dia especial visa conscientizar a sociedade sobre a importância de se manter o respeito pelas pessoas gordas, desconstruir preconceitos, mudar os padrões de beleza estereotipados e lutar contra a gordofobia, que recai principalmente sobre nós mulheres.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os avanços e desafios da pessoa gorda na sociedade, o movimento Vai Ter Gorda irá homenagear 20 mulheres reconhecidas em suas profissões pela militância contra a gordofobia, durante sessão solene na Câmara Municipal de Salvador, nesta terça-feira, 10 de setembro, às 18h30. A convite do Vai Ter Gorda, terei o prazer de ser uma das homenageadas. O objetivo é conscientizar a população sobre os avanços e desafios da pessoa gorda na sociedade.

Nesta terça, o evento que é aberto ao público, irá começar com uma mesa de abertura que vai discutir questões sobre gordofobia. Foram convidados para participar, a secretária estadual de políticas para as mulheres, Julieta Palmeira, o vereador Hélio Ferreira (apoiador da sessão), além de outras personalidades. A coordenadora do Vai Ter Gorda, Adriana Santos será a mediadora do debate. Logo na sequência, serão iniciadas as homenagens. Estarão junto comigo sendo homenageadas: Laina Crisóstomo, advogada e presidente da ONG Tamo Juntas, Julieta Palmeira, secretária de políticas para as mulheres, Creuza Oliveira, presidente do Sindidoméstico-BA e entre outras personalidades. Adriana Santos, coordenadora nacional do Movimento Vai Ter Gorda, conta que o evento serve para chamar a atenção da sociedade para a causa. “A gente só precisa ser humano para entender que a luta é necessária e que o mundo precisa abraçar as diferenças”, disse.

Inclusão

O vereador Hélio Ferreira, que apoia a sessão, é autor de dois projetos de lei que visam dar mais igualdade de direitos para todas as pessoas. O primeiro visa garantir o acesso de pessoas gordas aos ônibus coletivos de Salvador pela porta de desembarque, sem a obrigatoriedade do acesso pela catraca. Já o outro projeto visa institucionalizar o dia 10 de setembro como o Dia de Luta Contra a Gordofobia, na capital baiana. Os dois projetos já estão em tramitação na Câmara Municipal. É extremamente gratificante saber que através da nossa luta estamos conseguindo visibilidade para a causa e mais direitos! Tudo o que queremos é uma sociedade igualitária e sem gordofobia.

 

Nos encontramos lá? O evento é aberto ao público. Quer saber mais sobre esse e outros eventos?  Me sigam lá no Instagram www.instagram.com/vivifvieira para não perder nenhuma novidade, se inscrevam no meu canal youtube.com/vivianvieira e curtam minha página no Facebook facebook.com/vivifvieira.

Foto: Divulgação | Etiqueta GG

Bjs,

Vivian Vieira

FESTIVAL BAHIA PLUS CHEGA EM SETEMBRO QUEBRANDO PADRÕES DE BELEZA

Oi, gente linda! Tudo bem com vocês? Hoje venho trazer para vocês uma super novidade no meio Plus Size aqui na Bahia. O Festival Bahia Plus está chegando, sendo o primeiro do nicho aqui no estado. Como não amar?

O evento acontecerá entre os dias 24 a 28 de setembro, sempre das 9h às 19h. O Festival Bahia Plus vai acontecer no Porto Salvador, no bairro do Comércio. A programação está completíssima com desfiles, oficinas, workshops e bate papos, além de uma área gastronômica deliciosa e atrações musicais que animaram ainda mais o evento.

O festival tem como objetivo colocar a moda Plus Size de Salvador em visibilidade e celebrar a diversidade e o respeito ao corpo de cada pessoa, dessa forma quebrando o padrão de beleza que é imposto pela sociedade. Participarão desse mega evento diversas marcas de roupas e calçados para o público Plus Size, dando uma super evidência a esse nicho de negócio aqui no nosso estado, além de diversos debates importantes que serão promovidos durante o evento.

“Estamos vivendo em um mundo que está prezando cada dia mais pelo amor próprio e a aceitação. Diversas mulheres vêm se tornando símbolo de empoderamento e amor ao próprio corpo, inspirando assim outras mulheres, principalmente as das novas gerações.” disse Cynthia Paixão, empresária e idealizadora do festival. Cynthia Paixão também falou sobre o ponto de vista econômico do Plus Size que ainda tem muito o que crescer e é uma área ótima para investimentos “A moda plus size encontrava-se presente no mercado a algum tempo, porém de maneira sutil e mantida numa espécie de zona de conforto.”

Quer saber mais informações sobre esse evento? Vai no Instagram do Festival Bahia Plus @festivalbahiaplus. Com certeza não vou perder. Nos encontramos lá? Me conta nas minhas redes sociais. Me sigam lá no Instagram www.instagram.com/vivifvieira para não perder nenhuma novidade, se inscrevam no meu canal youtube.com/vivianvieira e curtam minha página no Facebook facebook.com/vivifvieira.

Fotos: @macgiversiqueira

Direção de Moda: @fagnerbispoo

Bjs,

Vivian Vieira

 

FOREVER 21 ENVIA BARRINHAS DE DIETA EM ENCOMENDAS PLUS SIZE

Oi, gente linda! Tudo bem com vocês? Nós que somos mulheres gordas sabemos a dificuldade de ter lojas que vendam tamanhos maiores e como o mercado ainda tem muito o que crescer nesse segmento. Quando uma loja vende roupas Plus Size ficamos super felizes e obviamente consumimos.

Semana passada algumas clientes da famosa Forever 21 postaram no Twitter que receberam barrinhas da Atkins em suas compras Plus Size. Diversas fotos com as barrinhas de emagrecimento nas encomendas foram publicadas no Twitter e as clientes ficaram insatisfeitas por não terem pedido aquele item e vim como uma amostra grátis, sendo assim uma forma de empurrar uma dieta para as clientes gordas.

“Minha mãe encomendou algumas roupas da coleção Plus Size da @Forever21 e eles enviaram uma barra de dieta Atkins junto com as coisas que ela pediu” disse uma usuária do Twitter.

A Forever 21 comunicou que sempre envia amostras grátis em todas as compras pela internet, porém removeram esse brinde e pediram desculpas pelo descuido. É necessário que todas as marcas que trabalham com moda Plus Size saibam se comunicar com o público alvo e combatam atitudes gordofóbicas. Algumas vezes quando uma mulher gorda compra roupas está com a autoestima baixa e quando nos deparamos com alguma atitude gordofóbica, um atendimento ruim, é extremamente desagradável.

O que você achou da atitude da Forever 21? Me conta lá nas minhas redes sociais! Me sigam lá no Instagram www.instagram.com/vivifvieira para não perder nenhuma novidade, se inscrevam no meu canal youtube.com/vivianvieira e curtam minha página no Facebook facebook.com/vivifvieira.

Fotos: Reprodução

Bjs,

Vivian Vieira

CINCO LOOKS DA DIVA MAÍRA MEDEIROS PARA VOCÊ SE INSPIRAR

Oi, gente linda! Tudo bem com vocês? É maravilhoso nos inspirarmos em looks de mulheres reais como a gente, né? Por isso, hoje trouxe para vocês algumas produções maravilhosas da youtuber super empoderada, Maíra Medeiros. Vem ver!

Animal print é uma tendência do outono/inverno e eu amei o jeito cheio de personalidade que a Maíra usou no look! O mix de cores com a estampa ficou maravilhoso.

Look casual com destaque na bolsa neon que é uma tendência!

Não tem como errar com calça jeans, né? Meu look favorito desse post! O cardigan com listras coloridas foi o destaque do look. A bolsa divertida de E.T. deu um toque especial, além do daddy sneaker branco maravilhoso.

Look basiquinho, mas que eu amei! Calça pantacourt vermelha e cropped preto com tênis.

Transparência e jaqueta jeans de flores foi uma combinação perfeita para sair do óbvio e arrasar! Tem vídeo lá no canal dela ensinando a fazer essa jaqueta personalizada.

 

Gostaram dos looks? Me conta nas minhas redes sociais que vou amar saber! Me sigam lá no Instagram www.instagram.com/vivifvieira para não perder nenhuma novidade, se inscrevam no meu canal youtube.com/vivianvieira e curtam minha página no Facebook facebook.com/vivifvieira.

Fotos: Reprodução

Bjs,

Vivian Vieira

O QUE É GORDOFOBIA MÉDICA? – Minha experiência

Oi, gente linda! Tudo bem com vocês? A gordofobia médica é um tema que tem sido extremamente debatido nas redes sociais, principalmente pela hashtag #gordofobiamédica no Twitter criada pela empresária Flávia Durante onde diversas pessoas gordas estão relatando suas experiências nos consultórios médicos.


Os relatos são chocantes, porém infelizmente muitas vezes comuns para nós que somos pessoas gordas. O que mais incomoda é qualquer problema de saúde ser resumido ao peso e por conta disso muitas pessoas evitam ir aos médicos.

 

Incontáveis vezes fui em médicos e meu peso foi pauta principal da consulta independente da especialidade do médico. Certo dia fui ao médico levar os exames que ele havia me passado e mesmo estando todos sem problema algum ele me receitou um remédio forte para emagrecer. No momento fiquei tão constrangida com a situação que não tive reação.

 

É necessário um atendimento humanizado por parte dos médicos. É preciso que eles vejam o caso médico como um todo e sem achar que todo e qualquer problema de saúde de uma pessoa gorda tem fundamento no peso. Tanto uma pessoa gorda, tanto uma pessoa magra podem ter problemas de saúde. Se passar por uma situação assim não abra mão do seu direito de ser respeitada como qualquer outro paciente. Não podemos mais nos calar diante destas situações absurdas!

Já aconteceu isso com você? Me conta nas minhas redes sociais! Me sigam lá no Instagram www.instagram.com/vivifvieira para não perder nenhuma novidade, se inscrevam no meu canal youtube.com/vivianvieira e curtam minha página no Facebook facebook.com/vivifvieira.

Foto: Reprodução

Bjs,

Vivian Vieira

#ApertaOPlay – LOJA MAIS BARATA DA AV. SETE

Oi, gente linda! Tudo bem com vocês? No vídeo de hoje fui na loja mais barata da av. Sete e fiz compras por lá com R$ 20. Vem ver!

 

 

Qual item mais gostou? Me conta nas minhas redes sociais que vou amar saber! Me sigam lá no Instagram www.instagram.com/vivifvieira para não perder nenhuma novidade, se inscrevam no meu canal youtube.com/vivianvieira e curtam minha página no Facebook facebook.com/vivifvieira.

Bjs,

Vivian Vieira

#ApertaOPlay – NOVO CORTE DE CABELO, MAQUIAGEM E LOOK

Oi, gente linda! Tudo bem com vocês? Fui no Farol da Barra aproveitar o sábado de sol, tomar um sorvete, tirar umas fotos e aproveitei para gravar esse arrume-se comigo com meu novo corte de cabelo. Vem ver!

 

 

Gostou do vídeo? O que achou do meu novo corte de cabelo? Me conta nas minhas redes sociais que vou amar saber! Me sigam lá no Instagram www.instagram.com/vivifvieira para não perder nenhuma novidade, se inscrevam no meu canal youtube.com/vivianvieira e curtam minha página no Facebook facebook.com/vivifvieira.

 

Bjs,

Vivian Vieira

POP PLUS – Evento em São Paulo celebra 25ª edição com editorial de inverno

Oi, gente linda! Tudo bem com vocês? Como não amar eventos que são voltados para o mundo Plus Size? O Pop Plus é um evento que acontece algumas vezes por ano e é idealizado por Flávia Durante. Esse mês está chegando em sua 25ª edição com editorial de inverno por Ju Romano e Junão Fontolan. O Pop Plus vai acontecer nos dias 15 e 16 de junho das 11h ás 20h. O local que fica em São Paulo é o Club Homs – salões Nobre e Gran Real e a entrada é gratuita.

 

 

Pensa em um evento completo? O Pop Plus conta com cerca de 100 expositores de moda, acessórios (bijuteria, calçados, cintos, meia calça, óculos de sol e de grau, amuletos), cosméticos naturais, serviços, gastronomia, além da Área de Artistas com ilustradores, fotógrafos, artesãos e escritoras que celebram o corpo gordo e do Brechó da Ju Romano, distribuídos em três áreas: Salões Nobre e Gran Real, e antessala do auditório.

“Com o Pop Plus, os fashionistas não precisam mais esperar dois anos para vestir as tendências atuais da moda. A edição de junho, por exemplo, estará cheia de novidades para o inverno, que serão apresentadas pelas marcas no evento antes de chegarem às próprias lojas”, conta Flávia Durante, criadora da feira.

 

 

Além da área fashion, o Pop Plus tem cultura, entretenimento e até atividade física. O auditório receberá quatro painéis de discussão: no sábado (15/06) tem “Papo sobre autoestima com Ju Romano”, às 15h, e “O Gordo na Cultura Pop”, com moderação de Thiago Borbolla (Judão, Buzzfeed), às 17h; no domingo (16) é a vez de “Papo sobre carreira com Ju Romano, às 15h, e “Negritude gorda”, com moderação de Genize Ribeiro (jornalista e influenciadora), às 17h. Os palcos dos dois salões contarão com apresentações de DJs, dançarinas e performers durante todo o evento;  e no domingo, o Pop Plus começa na Paulista Aberta com aula de yoga.

Confira aqui as marcas já confirmadas no Pop Plus#25:

Acessórios – Ateliê Fátima Ferrari (amuletos); Aurora Bijuteria, Thalita Laleme, Fofura Pimenta, Flor de Jambo, Miss Mott (bijuterias); Boutique de Kriola (bijuterias e turbantes); Pisada VIP, Sandalu (calçados); Clube da Meia Calça; Colorado (óculos de sol e de grau); Mel Belt (cintos); Sacola Tropical (bolsas).

Cosméticos naturais – Bee Green Co.

Moda masculina e feminina – Ackon, Aline Vito, Attribute Jeans, Atelier Cherry Pop, Cromosomos, Deskoladeira, FALA, Lambuzada, Rainha Nagô, Reizz.

Moda feminina – Amaryllis, Amme All Courves, Amoas, AR Curves, Asobi Mode Japan, Assens, Belle Rose, Blossoms, Cássia Isbener, Chic Elegante, Chica Bolacha, Cora Curves, Della Greicy Plus Size, Delphina Designs, Fleur Rose, Fruta Pão, Gracia Alonso, Imani Plus Size, Kimka Size, Kuara Karioca, Lara Luiza Plus, Lolla Rio, Lollaboo, Madee Moda Plus, Mania Brasil, Melinde, Mônica Anjos, Nabeca Tamanhos Reais, Naiah, Nina Vazquez, Oh! Querida, Psil Plus Size, Raia, Rouge Marie Plus, Simone Troiano Plus, Struttura di Moda, Thaís Simões, The Basic, Tintoria Jeans, Titha Plus Size, True E-motion, Vangá, Vintage & Cats, Volo Plus.

Moda masculina – Chico, Cool Size, Iguana Eco, Mais Pano.

Moda para dormir – Berenix, JM Pijamas, Tjama.

Moda Praia – Ananolla, Bambina Beach, Cachopa Brasil, Cor de Jambo.

Moda íntima (lingerie) – Bambina Beach, Basic 4 Curves, Berenix, Boutique do Sutiã (sob medida), Divas Plus, GG.rie , Morisco, Somos Plus Lingerie.

Moda Fitness – Brave Plus, WonderSize (masculina e feminina).

Moda Casa – Claurai (toalhas e roupões sob medida).

Serviços – Malinha Plus Size.

Gastronomia – Acarajé da Socorro, Avalanches, Browneria do Astolfo, Cecília Doces, Charles, Le Velmont Crepes Frances, Mundo Beer, Partiu Burguer, Silvia Gourmet, Yuki No Food

 

 

Não vai poder ir nessa edição? Não se preocupe! As datas das próximas edições são: 7 e 8 de setembro (Pop Plus #26) e 7 e 8 de dezembro (Pop Plus#27). E para ficar por dentro de tudo que vai acontecer no Pop Plus em primeira mão, acompanhe as redes sociais @popplusbr.

Já conhecia o Pop Plus? Vai nessa edição? Me conta nas minhas redes sociais que vou amar saber! Me sigam lá no Instagram www.instagram.com/vivifvieira para não perder nenhuma novidade, se inscrevam no meu canal youtube.com/vivianvieira e curtam minha página no Facebook facebook.com/vivifvieira.

Fotos: Gabriel R. Quintão

Bjs,

Vivian Vieira

#ApertaOPlay – ACHADOS PARA O DIA DOS NAMORADOS

Oi, gente linda! Tudo bem com vocês? O Dia dos Namorados está se aproximando e já pensamos no presente, né? Se você namora um boy esse vídeo vai ser super útil para você! Fui no shopping e fiz alguns achados na seção masculina. Vem ver!

 

Qual achado mais gostou? Me conta nas minhas redes sociais que vou amar saber! Me sigam lá no Instagram www.instagram.com/vivifvieira para não perder nenhuma novidade, se inscrevam no meu canal youtube.com/vivianvieira e curtam minha página no Facebook facebook.com/vivifvieira.

Bjs,

Vivian Vieira

1 2 11
© 2019 - TV Aratu - Todos Direitos Reservados
Rua Pedro Gama, 31, Federação. Tel: 71 3339-8088 - Salvador - BA