Comunidade baiana é beneficiada por projeto da Ambev que leva acesso à água potável

A comunidade de Ponte, no município de Paratinga, recebe sistema comunitário de abastecimento de água que beneficiará mais de 100 famílias

Distante 716 km de Salvador, a comunidade de Ponte, localizada no município de Paratinga, é a segunda cidade do semiárido da Bahia a receber o projeto da água AMA, água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro.

Na comunidade de Ponte, o sistema necessitava de reparos para melhorar a qualidade da água consumida pelos moradores, porque o antigo não possuía estrutura de tratamento e a água não era 100% potável. Em junho deste ano, foi entregue à comunidade um sistema de abastecimento de água totalmente reformado e, na última sexta (12), foi realizada uma cerimônia de inauguração para celebrar a finalização do projeto com a comunidade.

O projeto da água AMA, em parceria com a Fundación Avina, viabilizou recursos para adequação do novo sistema, que vai desde a parte social de estruturação da associação de moradores – que vão passar a assumir a gestão em parceria com a Central-Seabra e, com isso, garantir a sustentabilidade -, à instalação de hidrômetros, reforma na estrada que leva ao poço, reforma e instalação do poço, construção de casa para abrigar o quadro de comando, adequação de adutora, instalação de reservatório elevado, instalação e automatização de sistema de tratamento, além da coleta de água para uma analisar a qualidade.

A comunidade de Mocambo, localizada no município de Seabra (Chapada Diamantina), foi a primeira cidade da Bahia contemplada pelo projeto. Por lá, foram investidos cerca de 105 mil reais na perfuração de um poço fundo que está levando água encanada às famílias, por meio de um modelo de gestão comunitária (Central). A energia usada para a distribuição da água é a solar. Para isso, foram instaladas placas solares. No total, o projeto na comunidade de Mocambo está beneficiando 441 pessoas

Nenhum Comentário

Os comentários estão desativados.